O melanoma é um câncer de pele agressivo, de crescimento rápido e com grande potencial de gerar metástases (espalhar pelo corpo). Melanoma é um tumor originário dos melanócitos, as células que produzem pigmento na pele (melanina), por isso, na maioria das vezes melanoma é um tumor escuro. Quando diagnosticado precocemente é curável por cirurgia.

O melanoma in situ é justamente o tumor na sua fase mais inicial, restrito à epiderme, camada mais superficial da pele. É o tumor que ainda não invadiu a derme, por isso, praticamente não há risco de metástases. É o melanoma que tem excelente prognóstico, sendo curável por cirurgia.

Melanoma in situ restrito à camada mais superficial da pele: a epiderme.

 

Como reconhecer um melanoma in situ

          O melanoma in situ exibe as características clássicas do melanoma: na grande maioria das vezes é uma lesão escura, de limites irregulares, apresentando mais de uma cor e com história de mudança ou crescimento. Em geral melanoma in situ é uma lesão plana, sem relevo.

          É mais comum na região de tórax e raiz de membros. Mais raramente acomete outras regiões como regiões genitais, mãos e unhas.

Melanoma in situ em tronco, lesão plana, escura, bordas irregulares com mais de uma cor

Melanoma in situ tem cura?

          Sim, a grande maioria dos melanomas in situ pode ser curado através de cirurgia. O tratamento do melanoma segue padrões internacionais, no caso do melanoma in situ a recomendação dos guidelines é de uma cirurgia com 0,5 a 1,0 cm de margens circunferenciais. Uma preocupação legítima é ter certeza que o melanoma é de fato in situ. Por isso, por vezes o médico pode solicitar uma revisão de lâmina da biópsia para confirmar que o melanoma está restrito a epiderme.

          Em casos especiais, com melanomas localizados em regiões onde uma cirurgia com margens menores que 0,5 cm possam ser necessárias, existe a possibilidade de fazermos cirurgia de Mohs. A cirurgia de Mohs no melanoma é feita com uso de uma coloração especial chamada de imuno-histoquímica rápida, que permite visualizar melhor os melanócitos ao microscópio. A cirurgia de Mohs no melanoma só deve ser indicada em casos selecionados como melanomas in situ da região genital, das unhas ou do rosto.

Considerações finais:

    Melanoma in situ é um tumor de excelente prognóstico que pode ser curado com o tratamento cirúrgico adequado. É aconselhável que o tratamento seja conduzido por um especialista.

Referências bibliográficas

  1. NCCN guidelines for patients. Melanoma. 2018
  2. PDQ Adult Treatment Editorial Board. Melanoma Treatment (PDQ®): Health Professional Version. 2019 Apr 11. PDQ Cancer Information Summaries [Internet]. Bethesda (MD): National Cancer Institute (US); 2002-.
  3. Gardner LJ, Strunck JL, Wu YP, Grossman D. Current controversies in early-stage melanoma: Questions on incidence, screening, and histologic regression. J Am Acad Dermatol. 2019 Jan;80(1):1-12
  4. Friedman EB, Scolyer RA, Williams GJ, Thompson JF. Melanoma In Situ: A Critical Review and Re-Evaluation of Current Excision Margin Recommendations. Adv Ther. 2021 Jul;38(7):3506-3530.
  5. Grewal SK, Leboit PE, Saylor DK. Mohs for Vulvar Melanoma In Situ. Dermatol Surg. 2021 May 1;47(5):695-696.

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815