SEG à SEX: das 8h30 às 18h00

11 98885-2580

O que é Vasinhos no rosto: como tratar?

Vasinhos no rosto, também chamados de telangiectasias, é a proliferação exagerada de vasos sanguíneos no rosto, em especial ao redor do nariz, regiões malares (maça do rosto) e queixo. Muito comum em pessoas de pele clara, com uma tendência familiar. Apesar de não ser um problema de saúde, acaba causando um incomodo estético, sendo uma razão frequente de consulta nos consultórios dermatológicos.

O que causa os vasinhos no rosto?

A principal causa de telangiectasias é a exposição solar crônica, em especial em pessoas de pele mais clara e com tendência familiar a formar telangiectasias.

Alguns problemas de saúde também podem causar vasinhos no rosto. Neste caso, a causa mais comum é a rosácea. A rosácea é um problema inflamatório de pele que acomete a região do centro do rosto e pode causar um vermelhidão na face (eritema facial) e também o surgimento de telangiectasias.

Algumas medicações como corticoesteróides e estrogênios também podem causar vasinhos no rosto. Atenção especial ao uso de retinóides tópicos (ácido retinóico ou tretinoína) que são muito comuns na dermatologia. Seu uso excessivo em pessoas de pele muito sensível pode causar telangiectasias. 

Legenda: Vasinhos (telangiectasias) na região nasal
 

Tratamento dos vasinhos do rosto

O principal tratamento é o uso de um laser vascular como o laser de Nd:Yag 1064mm.  Este tipo de laser tem uma afinidade pela hemoglobina presente no sangue, conseguindo coagular a telangiectasia sem machucar a pele sobre o vasinho, não deixando nenhuma cicatriz. 

Nos casos de eritema facial, em que não existem telangiectasias, mas somente um vermelhidão no rosto, a luz intensa pulsada acaba tendo melhor resultado.

Como prevenir os vasinhos no rosto?

A principal prevenção é o cuidado com a exposição solar e o uso de protetor solar diário, em especial nas pessoas com pele mais clara e tendencia familiar a telangiectasias.  

Ter hábitos saudáveis, evitando tabagismo e obesidade também ajuda muito. E claro evitar as causas conhecidas como medicações.
 

Referências Bibliográficas:

  1. Yepuri V, Patil AD, Fritz K, Salavastru C, et al. Light-Based Devices for the Treatment of Facial Erythema and Telangiectasia. Dermatol Ther (Heidelb). 2021 Dec;11(6):1879-1887
  2. Kwon WJ, Park BW, Cho EB, Park EJ, Kim KH, Kim KJ. Comparison of efficacy between long-pulsed Nd:YAG laser and pulsed dye laser to treat rosacea-associated nasal telangiectasia. J Cosmet Laser Ther. 2018 Oct;20(5):260-264

 

 

Dúvidas sobre Vasinhos no rosto: como tratar?

Agende uma consulta e seja examinado por um de nossos Dermatologistas.

Agende sua consulta

Veja também:

Radiofrequência microagulhada

A radiofrequência microagulhada associa o microagulhamento com a aplicação de radiofrequência provocando remodelação e p

Saiba mais

Blefaroplastia

Blefaroplastia é a cirurgia das pálpebras superiores e inferiores. O objetivo deste procedimento é corrigir o excesso de

Saiba mais

Tratamento da papada

Papada é uma queixa frequente nos consultórios, suas causam variam e é fundamental entender a causa para obter os melhor

Saiba mais

Ultrassom microfocado – Ultraformer III

Ultraformer III é um tratamento inovador que usa o ultrassom microfocado para combater a flacidez promovendo a produção

Saiba mais

Bioestimuladores de colágeno

Bioestimuladores de colágeno

Saiba mais

Contato

Telefones

(11) 98885-2580

(11) 3848-0830

Onde Estamos

Av. Santo Amaro, 1047 - Conjunto 1305 Vila Nova Conceição
São Paulo - SP

Para quem vem de fora de São Paulo o consultório está localizado a apenas 6 quilômetros do aeroporto de Congonhas, ou menos de 15 minutos sem trânsito. Ao lado do consultório existem diversos hotéis:

300 metros - Ibis São Paulo Ibirapuera – Vila Nova Conceição (11) 4380-8877

300 metros – Mercure São Paulo Vila Olimpia (11) 3089-6222

700 metros - Marriot Executive Apartments São Paulo- Vila Nova Conceição (11) 3058-3000

Vamos conversar?

Preencha abaixo e entraremos em contato.

NOME
E-MAIL
TELEFONE/WHATSAPP
MENSAGEM