SEG à SEX: das 8h30 às 18h00

11 98885-2580

O que é Tratamento da papada?

Papada ou queixo duplo é algo que incomoda muito, tanto homens como mulheres. É uma queixa frequente nos consultórios dermatológicos, mesmo em pessoas jovens e magras. Existem vários tratamentos eficazes para a papada, mas para escolher o tratamento adequado é fundamental entender as causas da papada. 

Causas da papada?

A papada pode se formar por diversas razões e dependendo da razão mudam os tratamentos. As causas variam de pessoa para pessoa e por vezes pode haver mais de uma causa.

  • Gordura: Aumento de gordura na região submentoniana, abaixo do queixo é uma causa frequente de papada. Este aumento normalmente acompanha um ganho de peso, como o sobrepeso existe acúmulo de gordura entre a pele e o platisma, músculo superficial da região do pescoço. Como este acúmulo de gordura é extremamente superficial ele se torna muito aparente.
  • Flacidez de pele: A sobra de pele embaixo do queixo, mesmo que sem muita gordura, já causa o aspecto de papada, de perda do contorno facial. Uma característica importante da papada é justamente a perda de contorno, com apagamento da transição entre o rosto e o pescoço. 
  • Estrutura óssea: Quando a estrutura óssea do rosto leva a um queixo menos proeminente ou uma linha de mandíbula mais apagada, acaba acontecendo uma sobra de pele no local. Não é uma flacidez de fato, mas o efeito final é o mesmo, sobra pele e apagam-se os contornos faciais.  
  • Genética: Algumas pessoas têm características genéticas que favorecem o aparecimento precoce de papada. Em geral nestes casos genéticos ou encontramos uma flacidez maior na região da pele embaixo do mento, ou encontramos uma estrutura óssea com um queixo menos proeminente, o que favorece o acúmulo de pele sob o mento. Normalmente nos casos genéticos as pessoas são mais jovens e não precisam apresentar sobrepeso para já notarem uma papada.

     


Papada: acúmulo de gordura ocorre superficialmente ao músculo platisma.
 

Tratamentos da papada?

Um dos pontos mais importantes para o tratamento adequado da papada é um bom exame físico, entender qual ou quais as causas da papada de cada paciente. Dependendo da causa mudam os tratamentos.

  • Emptiers (esvaziadores): São substâncias injetadas diretamente no tecido adiposo que provocam a quebra das células de gordura. A medicação omais usada é o ácido deoxicólico. Em geral são necessárias várias sessões (4 a 5 sessões) com intervalos de 30 dias. O pós tratamento pode ser bastante incômodo, com inchaço e dor local que podem durar até 15 dias.
  • Ultraformer III (ultrassom microfocado): O ultrassom microfocado, Ultraformer III é uma das melhores opções para tratamento de flacidez. Esta tecnologia atua profundamente, estimulando a contração, remodelação e produção de colágeno com resultados efetivos e duradouros. 
  • Radiofrequência microagulhada: A radiofrequência microagulhada também tem como objetivo tratar a flacidez de pele. 
  • Bioestimuladores de colágeno: Nos casos de papada que tem exclusivamente flacidez de pele uma boa opção é o uso de ácido poli-L-lático (Sculptra®), que promove a síntese de colágeno ajudando a tratar a flacidez de pele. Já nos casos onde temos 2 causas associadas, com flacidez e perda de estrutura óssea, a melhor opção é a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®) que justamente oferece a associação de estímulo de produção de colágeno com aumento volumétrico com efeito de preenchimento. 
  • Preenchimento com ácido hialurônico: O preenchimento é uma opção de tratamento nos casos onde existe um redução da estrutura óssea. Podemos usar produtos a base de ácido hialurônico para aumentar a projeção do queixo e realçar a linha da mandíbula, com isso diminuindo a sobra de pele no pescoço.
  • Lipoaspiração ou cirurgia plástica (lifting): Nos casos mais severos onde existe um acúmulo muito grande de gordura sob o mento a melhor opção é o tratamento cirúrgico com lipoaspiração da região. Nos casos onde a flacidez é também muito intensa, os tratamentos não cirúrgicos podem não ser suficientes, sendo necessário a cirurgia da região, uma ritidoplastia ou lifting facial

 

Referências Bibliográficas:

  1. Thomas WW, Bloom JD. Neck Contouring and Treatment of Submental Adiposity. J Drugs Dermatol. 2017 Jan 1;16(1):54-57.
  2. Teller CF, Chiu A, Chesnut CD, Sherman D, et al. Best Clinical Practices with ATX-101 for Submental Fat Reduction: Patient-related Factors and Physician Considerations. Plast Reconstr Surg Glob Open. 2021 Jul 12;9(7):e3668
  3. Moradi A, Shirazi A, David R. Nonsurgical Chin and Jawline Augmentation Using Calcium Hydroxylapatite and Hyaluronic Acid Fillers. Facial Plast Surg. 2019 Apr;35(2):140-148

 

 

Dúvidas sobre Tratamento da papada?

Agende uma consulta e seja examinado por um de nossos Dermatologistas.

Agende sua consulta

Veja também:

Radiofrequência microagulhada

A radiofrequência microagulhada associa o microagulhamento com a aplicação de radiofrequência provocando remodelação e p

Saiba mais

Tratamento da papada

Papada é uma queixa frequente nos consultórios, suas causam variam e é fundamental entender a causa para obter os melhor

Saiba mais

Blefaroplastia

Blefaroplastia é a cirurgia das pálpebras superiores e inferiores. O objetivo deste procedimento é corrigir o excesso de

Saiba mais

Ultrassom microfocado – Ultraformer III

Ultraformer III é um tratamento inovador que usa o ultrassom microfocado para combater a flacidez promovendo a produção

Saiba mais

Bioestimuladores de colágeno

Bioestimuladores de colágeno

Saiba mais

Contato

Telefones

(11) 98885-2580

(11) 3848-0830

Onde Estamos

Av. Santo Amaro, 1047 - Conjunto 1305 Vila Nova Conceição
São Paulo - SP

Para quem vem de fora de São Paulo o consultório está localizado a apenas 6 quilômetros do aeroporto de Congonhas, ou menos de 15 minutos sem trânsito. Ao lado do consultório existem diversos hotéis:

300 metros - Ibis São Paulo Ibirapuera – Vila Nova Conceição (11) 4380-8877

300 metros – Mercure São Paulo Vila Olimpia (11) 3089-6222

700 metros - Marriot Executive Apartments São Paulo- Vila Nova Conceição (11) 3058-3000

Vamos conversar?

Preencha abaixo e entraremos em contato.

NOME
E-MAIL
TELEFONE/WHATSAPP
MENSAGEM