Blefaroplastia

Procedimentos

O que é blefaroplastia

Blefaroplastia é a cirurgia das pálpebras superiores e inferiores. O objetivo deste procedimento é corrigir o excesso de pele e as bolsas de gordura, melhorando o aspecto estético e funcional da região.

Quais as indicações da Blefaroplastia?

Edgar Allan Poe disse que os olhos são a janela da alma. De fato, o olhar, os olhos são extremamente importantes da expressão das emoções. Olhos com pálpebras pesadas além de passarem uma impressão de envelhecimento, também transmitem um aspecto mais cansado e triste ao olhar.

A Blefaroplastia é a cirurgia para corrigir este olhar cansado e triste, removendo o excesso de pele, removendo as bolsas de gordura e reposicionando os olhos, devolvendo um olhar jovial e alegre. Além do aspecto estético a Blefaroplastia ajuda também a recuperar o aspecto funcional, melhorando a abertura ocular.

Indicações:

  • Pacientes com excesso de flacidez nas pálpebras
  • Pacientes com bolsa de gordura nas pálpebras
  • Ptose (dificuldade de abertura do olho, queda da pálpebra por razões muscular);
  • Pseudoptose palpebral (dificuldade de abertura do olho, queda por excesso de pele);
Excesso de pele na pálpebra superior

Como é feita a cirurgia de Blefaroplastia?

A cirurgia é feita em ambiente hospitalar sob anestesia local e sedação (ou seja, você dormirá durante toda a cirurgia, sob os cuidados de um anestesista). A cirurgia dura pouco mais de uma hora, sendo necessário ficar internado por 4 a 6 horas no hospital. A cirurgia é feita em regime de day hospital, alta no mesmo dia da cirurgia. 

Como é a recuperação, o pós-operatório, da Blefaroplastia?

A anestesia local realizada durante a cirurgia ajuda a eliminar a dor no pós-operatório imediato, ou seja, nas primeiras horas após a cirurgia não há dor. Pode haver um pouco de dor no primeiro dia, mas algo que é bastante controlável com medicações analgésicas.

Nos primeiros 3 dias pode haver um pouco de inchaço e hematoma, tanto o inchaço e o roxo dependem muito de fatores individuais, por isso é fundamental conversar com o cirurgião na consulta inicial e contar como foi a recuperação das suas cirurgias prévias.

Nos primeiros dias de pós-operatório é necessário consultas de retorno para avaliar a recuperação, assim como realizar pequenos procedimentos e drenagem linfática que ajudam a minimizar as cicatrizes.

Os pontos são retirados em geral com 5 dias ( 3 a 7 dias). Com 1 mês o resultado já é bem visível, mas a cicatriz pode estar ainda um pouco vermelha. Esta vermelhidão da cicatriz em geral desaparece com 3 meses. 

          O uso de lentes de contato deve ser evitado por 15 dias. É importante evitar atividade física por pelo menos 15 dias. Evitar exposição solar por 2 meses, recomendado usar óculos escuros para ajudar a proteger a cicatrizes do sol.

Riscos e complicações da Blefaroplastia

          Blefaroplastia é uma cirurgia simples com poucos riscos, mas de qualquer forma é um procedimento cirúrgico. Os principais riscos são de sangramento e inchaço locais. Infecção, disfunção das pálpebras e olhos secos também podem ocorrer. É importante escolher um bom cirurgião e um bom hospital para diminuir ao máximo os riscos.

Existe algum preparo para a cirurgia?

Certamente, além da consulta inicial onde o cirurgião vai avaliar detalhadamente e propor quais as melhores técnicas caso a caso, é importante realizar avalição pré-operatória. Os exames a serem solicitados são individuais variando de pessoa pra pessoa. É importante evitar algumas medicações como aspirina e outras medicações que afinem o sangue.

Dúvidas mais frequentes:

Vou ter de dormir de olho aberto após a cirurgia?

Não. Em geral existe um pouco de inchaço no pós-operatório, que pode dificultar o fechamento dos olhos nos primeiros dias após a cirurgia, algo que pode ser aliviado com curativos e compressas geladas.

A Blefaroplastia também trata as rugas ao redor dos olhos (pés de galinha) e olheiras?

Com a retirada do excesso de pele existe uma melhora das rugas ao redor dos olhos, assim como uma melhora das olheiras. Mas, para o tratamento de rugas finas e de pigmentação (manchas) o ideal é associar outros métodos à blefaroplastia, como por exemplo toxina botulínica (botox®) e laser.

Existem outras opções de tratamento não cirúrgico para corrigir a flacidez das pálpebras?

Existem, mas não tem o mesmo efeito. O ultrassom microfocado (Ultraformer, Ulthera ou Atria), o jato de plasma, a radiofrequencia microagulhada e os fios de PDO podem ajudar a tratar casos de flacidez leve, contudo, casos de flacidez mais importante a cirurgia tem resultados muito superiores. As bolsas de gordura só podem ser tratadas por via cirúrgica, os tratamentos não cirúrgicos têm resultados muito pobres nestes casos. Além disso, nos casos de ptose por causas musculares somente a cirurgia consegue resolver.

Quanto custa uma cirurgia de Blefaroplastia?

Depende da cirurgia! Se precisamos operar pálpebras superiores e inferiores, se precisa corrigir ptoses musculares. Por isso é fundamental agendar uma consulta antes para que o cirurgião posso avaliar o caso com detalhe e definir qual a melhor cirurgia.

 Referências

  1. Mendelson BC, Wong CH. Upper Blepharoplasty – Nuances for Success. Facial Plast Surg Clin North Am. 2021 May;29(2):179-193.
  2. Warren RJ. Upper Blepharoplasty and Brow Rejuvenation in Men. Clin Plast Surg. 2022 Apr;49(2):197-212
  3. Liao HT. Lower Eyelid and Midface Rejuvenation: Suborbicularis Oculi Fat Lift. Facial Plast Surg Clin North Am. 2021 Nov;29(4):497-509

Blefaroplastia, cirurgia para correção do excesso de pele e flacidez das palpebras

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815