SEG à SEX: das 8h30 às 18h00

11 98885-2580

O que é Entendendo o câncer de pele?

Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células da pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele.

O câncer de pele é o câncer mais comum do ser humano, responsável por 1/3 de todos os casos de câncer do mundo. Entretanto, apesar das altas taxas de incidência, observamos elevados índices de cura, principalmente devido ao diagnóstico precoce.

Quais os tipos de câncer de pele?

  • Carcinoma basocelular (CBC):  No passado acreditava-se que o CBC fosse originário da camada basal da epiderme, por isso recebeu o nome de basocelular. Contudo, sabe-se hoje que o carcinoma basocelular é originário das células tronco, células totipotentes do folículo piloso. Desta forma, áreas do corpo com grande quantidade de folículos pilosos como o nariz, tem maior incidência de CBC. O carcinoma basocelular é um câncer maligno de excelente prognóstico que raramente espalha pelo corpo, dá metástases. Porém, o carcinoma basocelular pode ser localmente agressivo. Como o local mais frequente de surgimento é o rosto, o tratamento do CBC pode levar a cicatrizes inestéticas. Por isso é fundamental o diagnóstico precoce para que o tratamento seja mais eficaz e com menores cicatrizes. 
  • Carcinoma espinocelular (CEC): Originário dos queratinócitos da pele, principal célula da epiderme (porção superficial da pele). Na epiderme existem camadas diferentes, sendo que o carcinoma espinocelular é originário da camada espinhosa, por isso, chamado de espinocelular.  O CEC é um tumor mais agressivo que o CBC, que pode espalhar pelo corpo (metastizar) e até levar a óbito em casos extremos.  O Carcinoma espinocelular é mais comum em áreas do corpo expostas ao sol cronicamente, principalmente em pessoas de pele clara. Assim como o carcinoma basocelular, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado. 

 

Melanoma maligno é um câncer originário dos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina. Os melanócitos ficam na parte superficial da pele. A melanina que eles produzem serve de proteção contra a radiação ultravioleta. A melanina é a substância que da cor a pele, portanto, melanomas em geral são escuros. Melanomas são tumores agressivos que se não forem diagnosticados precocemente costumam metastizar e podem inclusive levar a óbito. O melhor tratamento para o melanoma é o diagnóstico precoce seguido de cirurgia.

Existem outros cânceres de pele, originários de outras células da pele. Estes outros tumores são bem mais raros, como o dermatofibrosarcoma protuberans, o fibroxantoma atípico e o carcinoma de Merkel.

Legenda: Cada tipo diferente de câncer de pele se origina a partir de uma célula específica da pele.

O que causa o câncer de pele? 

O principal fator de risco no desenvolvimento de câncer de pele é a exposição à radiação ultravioleta do sol. O risco de câncer de pele em indivíduos brancos dobra a cada 8-10º de decréscimo de latitude, mostrando que quanto mais próximo do equador, maior a exposição solar, maior o risco de câncer de pele. A exposição solar crônica é o fator mais importante no surgimento de um câncer de pele. 

O risco de desenvolver um carcinoma basocelular é 5 vezes maior aos 75 anos se comparado a um indivíduo de mesma cor de pele com 50 anos. Isto mostra a importância do efeito cumulativo da exposição à radiação solar. 

Contudo, a exposição aguda, as queimaduras solares que geram bolhas, também são fatores de risco no desenvolvimento de câncer de pele. Pessoas com história de queimaduras solares na infância têm um risco maior de desenvolver melanoma. O câncer de pele pode surgir em qualquer tipo de pele, porém, é extremamente mais frequente nos indivíduos de pele clara.

Câncer de pele é perigoso?

Calcula-se que existam perto de três milhões de novos casos de câncer de pele a cada ano. A organização mundial de saúde estima que mais de 65 mil pessoas morrem todo ano por câncer de pele, sendo o melanoma o principal causador de mortes.

Prevenção do câncer de pele: 

Calcula-se que existam perto de três milhões de novos casos de câncer de pele a cada ano. A organização mundial de saúde estima que mais de 65 mil pessoas morrem todo ano por câncer de pele, sendo o melanoma o principal causador de mortes.

Prevenção do câncer de pele:

Sol é muito importante para as nossas vidas e tem uma série de efeitos benéficos para o corpo. link para www.dovera.com.br/blog/sol-riscos-e-beneficios) Contudo, o sol também é o principal fator causador do câncer de pele. Por isso é fundamental não abusar do sol. Para uma prevenção adequada recomendamos 4 ações:

  1. Busque a sobra: sempre que puder, evite ficar no sol desnecessariamente, procure sempre a sombra.
  2. Use roupas, chapéus e óculos escuros: Sempre que for ficar muito tempo no sol, seja trabalhando, praticando esportes ou só por lazer, use proteção física. Se puder usar roupas e chapéus com tecidos tratados com protetor solar ainda melhor.
  3. Use protetor solar: O uso de protetores solares apropriados ao tipo de pele do indivíduo é fundamental. O protetor solar deve ser usado em todas as partes do corpo expostas ao sol, sendo reaplicado a cada 3 horas. 
  4. Consulte um dermatologista regularmente: Nos indivíduos muito claros ou com história familiar de câncer de pele (principalmente melanoma), um exame de rotina por um médico especialista é recomendável. Este “check-up” pode ser feito anualmente ou semestralmente de acordo com a necessidade.

 

Referências bibliográficas:

  1. Gordon R. Skin cancer: an overview of epidemiology and risk factors. Semin Oncol Nurs. 2013 Aug;29(3):160-9.
  2. Schalka S. Steiner D, Ravelli FN et al. Consenso Brasileiro de Fotoproteção. An Bras Dermatol. 2014 Nov-Dec;89(6 Suppl 1):1-74.

 

Dúvidas sobre Entendendo o câncer de pele?

Agende uma consulta e seja examinado por um de nossos Dermatologistas.

Agende sua consulta

Veja também:

Entendendo o câncer de pele

O câncer de pele é o câncer mais comum do ser humano. Uma das principais causas é a exposição solar crônica. Existem div

Saiba mais

Carcinoma espinocelular

Carcinoma espinocelular é um câncer de pele que potencialmente agressivo. É causado por exposição solar crônica. O diagn

Saiba mais

Cirurgia de Mohs

A cirurgia de Mohs é o tratamento do câncer de pele com as maiores taxas de cura. Além disso, como este método permite c

Saiba mais

Melanoma

Câncer que tem origem nos melanócitos, células que são responsáveis pela produção de melanina.

Saiba mais

Dermatoscopia Digital

Dermatoscopia é um exame não invasivo, prático e rápido, que melhora a acurácia do diagnóstico de câncer de pele pelo mé

Saiba mais

Contato

Telefones

(11) 98885-2580

(11) 3848-0830

Onde Estamos

Av. Santo Amaro, 1047 - Conjunto 1305 Vila Nova Conceição
São Paulo - SP

Para quem vem de fora de São Paulo o consultório está localizado a apenas 6 quilômetros do aeroporto de Congonhas, ou menos de 15 minutos sem trânsito. Ao lado do consultório existem diversos hotéis:

300 metros - Ibis São Paulo Ibirapuera – Vila Nova Conceição (11) 4380-8877

300 metros – Mercure São Paulo Vila Olimpia (11) 3089-6222

700 metros - Marriot Executive Apartments São Paulo- Vila Nova Conceição (11) 3058-3000

Vamos conversar?

Preencha abaixo e entraremos em contato.

NOME
E-MAIL
TELEFONE/WHATSAPP
MENSAGEM