Tratamento do carcinoma espinocelular

Câncer de Pele, Tratamentos

O carcinoma espinocelular tem cura?

Sim, se o diagnóstico for feito de forma precoce, o carcinoma espinocelular é curável.  O tratamento é quase sempre cirúrgico, sendo que tratamentos não cirúrgicos são a exceção. O princípio básico do tratamento do carcinoma espinocelular é a cura do tumor mantendo a função da região tratada com o melhor resultado estético possível.

Como é feita a cirurgia para o Carcinoma espinocelular?

A cirurgia remove o tumor juntamente com uma margem de segurança de pele normal. A escolha do tamanho da margem adequada depende da localização do tumor e de sua agressividade, em geral seguindo guidelines internacionais como os do NCCN, National Comprehensive Cancer Network. Em geral as margens utilizadas no tratamento do carcinoma espinocelular são maiores que as adotadas em carcinomas basocelulares.

A- Carcinoma espinocelular na parte superior da orelha. B- Remoção do tumor e da margem de segurança. C-Reconstrução da orelha com reestabelecimento funcional e estético

Em carcinomas espinocelulares pequenos a cirurgia é suficiente para a cura. Em tumores grandes pode ser necessário associar radioterapia ou até quimioterapia.

Cirurgia micrográfica de Mohs

Na cirurgia de Mohs após a retirada, todo o tumor é enviado para um exame de biópsia por congelação onde 100% de suas margens cirúrgicas são avaliadas. O próprio médico que realiza a cirurgia vai avaliar a biópsia e verificar se todo o tumor foi retirado. É a cirurgia com os melhores índices de cura. Está indicado em carcinoma espinocelular recidivado ou tumores localizados em regiões delicadas como lábios, pálpebras e nariz.

Tratamentos não cirúrgicos para o carcinoma espinocelular

  • Radioterapia: Pode ser usada associada ao tratamento cirúrgico. Se usada antes da cirurgia o objetivo é diminuir o tamanho do tumor (quando usada antes da cirurgia é chamada de radioterapia neoadjuvante), quando usada depois da cirurgia o objetivo é aumentar as chances de cura, evitando recidivas (quando usada antes da cirurgia é chamada de radioterapia neoadjuvante)..  É particularmente indicada em casos com alto risco de recidiva como os carcinomas espinocelulares que invadem nervos. Em casos selecionados, como pacientes de extremo de idade e tumores pequenos pode ser usada isoladamente com intenção curativa, tendo índices de cura bons
  • Quimioterapia para o carcinoma espinocelular. Utiliza-se quimioterapia quando o carcinoma espinocelular espalhou pelo corpo, deu metástases. Nestes casos a cirurgia já não é mais curativa e precisamos usar um tratamento adicional. Atualmente o tratamento mais usado é a imunoterapia com Cemiplimabe. Cemiplimabe é um inibidores de checkpoint imunológicos que estimula o sistema de defesa do corpo a combater o tumor. É um tratamento mais recente, aprovado no Brasil no final de 2019, com respostas muito interessantes.

Lembrando sempre que quanto mais cedo e preciso o diagnóstico do carcinoma espinocelular mais fácil o tratamento, maiores as chances de cura e menores as cicatrizes.

Referências bibliográficas

  1. Ogata D, Tsuchida T. Systemic Immunotherapy for Advanced Cutaneous Squamous Cell Carcinoma. Curr Treat Options Oncol. 2019 Mar 14;20(4):30.
  2. Waldman A, Schmults C. Cutaneous Squamous Cell Carcinoma. Hematol Oncol Clin North Am. 2019 Feb;33(1):1-12.
  3. Sacco AG, Daniels GA. Adjuvant and Neoadjuvant Treatment of Skin Cancer. Facial Plast Surg Clin North Am. 2019 Feb;27(1):139-150.
  4. Mierzwa ML. Radiotherapy for Skin Cancers of the Face, Head, and Neck. Facial  Plast Surg Clin North Am. 2019 Feb;27(1):131-138.
  5. Wong E, Axibal E, Brown M. Mohs Micrographic Surgery. Facial Plast Surg Clin North Am. 2019 Feb;27(1):15-34

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815