Preenchimento de olheiras

Procedimentos

          Olheiras são uma queixa frequente nos consultórios dermatológicos. Quem tem olheira sabe quanto incomoda. Olheiras conferem um aspecto cansado e sonolento ao rosto, existem inclusive estudos mostrando que olheiras são a principal alteração que surge após uma noite mal dormida.

Exatamente por deixarem o rosto mais cansado e mais pesado olheiras incomodam tanto, e tantas mulheres recorrem aos corretivos e maquiagem para disfarçá-las.

Como surgem as olheiras?

As olheiras são causadas por causas genéticas associadas a estilo de vida ou comportamento. Noites mal dormidas, muito estresse, tabagismo, dietas muito restritivas, todos estes fatores podem acentuar o aspecto da olheiras. Mas, a grande causa ainda é por fatores genéticos. Dentre estes fatores podemos dividir as olheiras em 3 grupos:

Olheiras pigmentares

Alguns povos como asiáticos e árabes tem uma tendência a pigmentação da região palpebral, formando olheiras por excesso de pigmento local. Este tipo de olheira em geral acomete toda a pálpebra inferior e pode acometer também a pálpebra superior. Quando a olheira é causada por excesso de pigmentos, o preenchedor não é o tratamento indicado, os melhores tratamentos são peelings, laser e despigmentantes.

Olheiras vasculares

Quando a pele da pálpebra é muito fina ou muito clara, conseguimos enxergar por transparência os vasos sanguíneos por baixo da pele. Isto gera uma coloração arroxeada na região da pálpebra, formando olheiras. Além da pele fina e clara, congestão vascular também pode ter o mesmo efeito, isso explica as olheiras após uma noite mal dormida: existe congestão vascular com escurecimento local. No caso de olheira por causa vascular, o melhor tratamento são os lasers.

Olheiras estruturais

Olheiras estruturais são formadas pela estrutura anatômica local, pelo arcabouço ósseo, associado aos músculos, gordura e pele. Quando existe perda de gordura pelo envelhecimento normal ou quando existe flacidez de pele, há uma tendência a formação de sombra na pálpebra inferior, em especial na porção mais central, próxima ao nariz. Este tipo de olheira, que forma uma sombra causada por uma alteração estrutural, é que se beneficia da aplicação de preenchimento. O preenchimento reestabelece a anatomia local, reduzindo a sombra e melhorando a olheira.

Como é feito o preenchimento de olheiras?

          O preenchimento de olheiras é um procedimento simples, que pode ser feito no consultório, sob anestesia tópica (pomada anestésica). É um procedimento pouco doloroso, rápido e de baixo risco. Os principais efeitos colaterais são hematomas e inchaço no local da aplicação, que se resolvem em poucos dias.

O preenchedor de escolha é o ácido hialurônico, uma substância presente normalmente na pele e nas articulações. É um produto muito seguro usada há anos na medicina, tanto na dermatologia, como em outros especialidades.

A aplicação do ácido hialurônico é feita com cânulas para diminuir o risco de pegar algum vaso de sangue, diminuindo assim, o inchaço e os hematomas. Em geral, os resultados duram pelo menos 1 ano, podendo durar mais em alguns pacientes.

Em quanto tempo vejo os resultados?

          Os resultados são imediatos, você já percebe a diferença assim que o procedimento termina. Logo após o procedimento a pele fica um pouco avermelhada e com o passar do tempo pode haver inchaço e hematoma no local. Este inchaço leva uns 3 a 5 dias para sumir. Mas o ácido hialurônico tem um efeito adicional na pele além de volumizar, ele melhora a hidratação da pele da pálpebra, melhorando a qualidade desta pele. Este efeito leva um pouco mais de tempo pra acontecer, em torno de 15 dias. Ou seja, para um resultado completo, são necessários 15 dias.

Perguntas frequentes

Preenchimento de olheiras fica roxo?

Pode ficar, essa é uma região muito vascularizada, mesmo fazendo o preenchimento com cânulas e  reduzindo o trauma, pode haver rompimento de vasinhos de sangue e formação de hematomas. Os hematomas melhoram com 4 a 7 dias.

Preenchimento de olheiras fica inchado quanto tempo?

Normalmente o inchaço não é muito intenso e dura um ou dois dias, contudo, isso pode variar de pessoa para pessoa, sendo recomendável separar alguns dias sem compromissos sociais importantes caso o inchaço seja maior que o previsto.

Quantas seringas são necessárias para preenchimento de olheiras?

A olheiras se formam por uma perda de volume de gordura, sendo esta perda de volume individual. Cada paciente terá uma necessidade específica de volume que será avaliada pelo médico durante a consulta, mas em geral de 1 a 2 seringas são suficientes para a maioria das pessoas.

O que não pode fazer depois do preenchimento de olheiras?

Os cuidados pós preenchimentos são simples, evitar a exposição solar por pelo menos 7 dias e evitar massagear ou comprimir a região por 48 horas. A prática de atividade física que possa levar a impacto da região deve ser evitada por pelo menos 1 semana. Atividades físicas que levem a grande aumento de frequência cardíaca ou pressão arterial também devem ser evitadas por 1 semana, por aumentar o risco de edema. Atividade física mais leve pode ser retomada após 24 ou 48 horas. 

Suas olheiras te incomodam? Você está com um aspecto cansado? Para obter os melhores resultados é fundamental uma avaliação por um médico experiente, que irá diagnosticar a causa da olheira e determinar o tratamento adequado de acordo com cada causa. Nem todos os casos de olheiras se beneficiam do uso de preenchedores.

Referências bibliográficas

  1. Hirmand H. Anatomy and nonsurgical correction of the tear trough deformity. Plast Reconstr Surg. 2010 Feb;125(2):699-708.
  2. Friedmann DP, Goldman MP. Dark circles: etiology and management options. Clin  Plast Surg. 2015 Jan;42(1):33-50.
  3. Roh MR, Chung KY. Infraorbital dark circles: defi nition, causes, and treatment options. Dermatol Surg. 2009 Aug;35(8):1163-71.
  4. Sundelin T, Lekander M, Kecklund G, et al. Cues of fatigue: effects of sleep deprivation on facial appearance. Sleep. 2013 Sep 1;36(9):1355-60.

Autor:

Dra. Maria Helena Garrone – Dermatologista

CRM-SP 100745 – RQE 39108

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815