SEG à SEX: das 8h30 às 18h00

11 98885-2580

Preenchimento de olheiras

Olheiras são uma queixa frequente nos consultórios dermatológicos. Quem tem olheira sabe quanto incomoda. Olheiras conferem um aspecto cansado e sonolento ao rosto, existem inclusive estudos mostrando que olheiras são a principal alteração que surge após uma noite mal dormida. 

Exatamente por deixarem o rosto mais cansado e mais pesado olheiras incomodam tanto, e tantas mulheres recorrem aos corretivos e maquiagem para disfarçá-las.

 

Quais as causas das olheiras? 

Podemos dividir as causas em 3:

  • Pigmentares: Alguns povos como asiáticos e árabes tem uma tendência a pigmentação da região palpebral, formando olheiras por excesso de pigmento local. Este tipo de olheira em geral acomete toda a pálpebra inferior e pode acometer também a pálpebra superior. Quando a olheira é causada por excesso de pigmentos, o preenchedor não é o tratamento indicado, os melhores tratamentos são peelings e despigmentantes.

  • Vasculares: Quando a pele da pálpebra é muito fina ou muito clara, conseguimos enxergar por transparência os vasos sanguíneos por baixo da pele. Isto gera uma coloração arroxeada na região da pálpebra, formando olheiras. Além da pele fina e clara, congestão vascular também pode ter o mesmo efeito, isso explica as olheiras após uma noite mal dormida: existe congestão vascular com escurecimento local. No caso de olheira por causa vascular, o melhor tratamento são os laseres. 

  • Estruturais: Olheiras estruturais são formadas pela estrutura anatômica local, pelo arcabouço ósseo, associado aos músculos, gordura e pele. Quando existe perda de gordura pelo envelhecimento normal ou quando existe flacidez de pele, há uma tendência a formação de sombra na pálpebra inferior, em especial na porção mais central, próxima ao nariz. Este tipo de olheira, que forma uma sombra causada por uma alteração estrutural, é que se beneficia da aplicação de preenchimento. O preenchimento reestabelece a anatomia local, reduzindo a sombra e melhorando a olheira. 

Video https://youtu.be/u-ppQwo_RwU

 

Como é feito p preenchimento de olheiras? 

O preenchimento de olheiras é um procedimento simples, que pode ser feito no consultório, sob anestesia tópica (pomada anestésica). É um procedimento pouco doloroso, rápido e de baixo risco. Os principais efeitos colaterais são hematomas e inchaço no local da aplicação, que se resolvem em poucos dias. O preenchedor de escolha é o ácido hialurônico, que pode ser aplicado com cânulas para diminuir o inchaço e os hematomas. Em geral, os resultados duram pelo menos 1 ano, podendo durar mais em alguns pacientes.

Legenda: As olheiras causadas por perda de volume podem ser tratadas com preenchimento com ácido hialurônico

 

Suas olheiras te incomodam? Você está com um aspecto cansado? Para obter os melhores resultados é fundamental uma avaliação por um médico experiente, que irá diagnosticar a causa da olheira e determinar o tratamento adequado de acordo com cada causa. Nem todos os casos de olheiras se beneficiam do uso de preenchedores. 

 

Referências bibliográficas

Dra. Maria Helena Garrone

Dúvidas sobre Preenchimento de olheiras?

Agende uma consulta e seja examinado por um de nossos Dermatologistas.

Agende sua consulta

Dra. Maria Helena Garrone

Dermatologista - CRM - SP: 100745 | RQE: 39108