SEG à SEX: das 8h30 às 18h00

11 98885-2580

O que são metástases

O que são metástases? 

Metástase é quando um tumor espalha para uma parte diferente do corpo. A palavra metástase vem do grego “meta” que significa mudança e “histanai” que significa lugar, ou seja, é a mudança de local do tumor. 

Metástases são importante porque 90% das mortes relacionadas ao câncer são causadas por metástases, logo, quanto mais entendemos as metástases mais podemos tratar o câncer. 

Quer dizer que toda metástase leva a óbito? Não, hoje temos tratamentos com boas respostas para câncer de pele, especialmente imunoterapia e terapia alvo para melanoma e imunoterapia para carcinoma de Merkel.

 

Como acontecem as metástases:

Para que um câncer possa espalhar pelo corpo é necessário acontecerem 5 passos:

  • Migração/invasão do tecido: Para que um tumor possa das metástases, primeiro é preciso que ele invada a região onde está localizado até encontrar um vaso linfático ou sanguíneo.

  • Entrada nos vasos linfáticos ou sanguíneos: O tumor precisa sair do tecido e entrar no vaso linfático ou sanguíneo.

  • Sobreviver na circulação: Células soltas na corrente sanguínea são alvos fáceis para o sistema de defesa, para que o tumor possa espalhar pelo corpo, suas células precisam escapar do sistema imunológico, sistema de defesa do corpo enquanto estiverem na circulação.

  • Sair dos vasos linfáticos e sanguíneos: Em algum momento as células do câncer têm de sair dos vasos linfáticos ou sanguíneos e entrar no tecido, agora em outro local, diferente do local do tumor inicial.

  • Se estabelecer num órgão a distância, sobrevivendo e crescendo. Aqui talvez seja o momento mais crítico para o tumor. As células tem de colonizar e se multiplicar num local que normalmente não é propício para isso. Para conseguir fazê-lo, as células em geral sofrem alterações no seu metabolismo e, portanto, a célula metastática acaba se tornando ligeiramente diferente da célula do tumor inicial. 

Para que todo este processo aconteça precisa haver uma interação entre o tumor e o nosso corpo. Em geral as células do câncer precisam de inúmeras mutações para que possam mudar seu metabolismo e sobreviver a todos estes passos causando uma metástase. E cada câncer tem um risco específico de espalhar pelo corpo. No caso de câncer de pele, o carcinoma basocelular raramente dá metástases, o contrário acontece com melanoma, que tem maior risco de espalhar.

Legenda: Representação de células metástaticas na circulação sanguínea.

 

Para quais locais do corpo o câncer pode espalhar (metastizar)? 

    O local do corpo para onde o câncer metastiza depende do tipo de câncer. Mas, como uma regra geral, os cânceres de pele metastizam para linfonodos e para outros órgãos a distância, cada câncer tem sítios de predileção de metástases:

  • Melanoma: Linfonodos, pulmão, cérebro, fígado e pele

  • Merkel: Linfonodos, fígado, pulmão, pele e ossos

  • Carcinoma Espinocelular: Linfonodos. Metástases para outros órgãos são raras, menos de 0,4% dos casos.

 

A metástase é o mesmo tipo de câncer de antes? 

Sim, uma metástase de melanoma para o cérebro significa que as células do melanoma espalharam até atingir o cérebro. Não são 2 tumores diferentes, um na pele e outro no cérebro, é o mesmo câncer que espalhou. Por isso, o tratamento de uma metástase de melanoma se faz com medicações específicas para melanoma, independente do local da metástase.

 

Como é feito o diagnóstico de metástases?

Em geral os médicos precisam pedir exames adicionais para diagnosticar metástases, seja uma tomografia, uma ressonância ou até mesmo um PET-scan (tomografia computadorizada por emissão de pósitrons). Eventualmente uma suspeita de metástase identificada num desses exames precisa ser biopsiada para confirmar o diagnóstico. 

 

Como é feito o tratamento das metástases?

O tratamento depende do tipo de câncer e do tipo de metástase, cada caso tem um tratamento específico, sendo importante o acompanhamento por uma equipe médica multidisciplinar.

 

Referências bibliográficas

Dr. Gustavo Alonso Pereira

Dúvidas sobre O que são metástases?

Agende uma consulta e seja examinado por um de nossos Dermatologistas.

Agende sua consulta

Dr. Gustavo Alonso Pereira

Dermatologista - CRM - SP: 97410 | RQE - 37815