Mancha escura na unha

Blog

Uma linha escura ou uma mancha escura na unha é perigoso?

          Existem várias causas de manchas escuras nas unhas, a maioria das causas não tem nenhum perigo. Contudo, a diferenciação entre os diagnósticos é difícil sendo sempre recomendada uma avaliação por um dermatologista. As manchas podem ser acastanhadas, acinzentadas ou enegrecidas, acometendo um ou várias unhas, dependendo da causa.

Causas de manchas escuras nas unhas

          Mancha escura na unha, também chamada de melanoníquea estriada, pode ocorrer por 3 fatores:

1-Pigmentação Exógena

2-Aumento da produção de melanina  (causa mais comum),

3-Aumento do número de células produtoras de melanina, os melanócitos.

Pigmentação exógena ou externa

O pigmento da unha é produzido por outras fontes, não pelos melanócitos, o mais comum são Infecções fúngicas ou bacteriana: vários fungos e bactérias que podem produzir pigmentos, fazendo com que a a unha apresente uma coloração escura.

Aumento de produção de melanina pode acontecer em vários problemas de saúde:

  • Pigmentação racial: É disparada a causa mais comum de manchas escuras nas unhas. Manchas escuras ocorrem frequente em pessoas de pele negra e asiáticos, sendo que a frequência aumenta de acordo com a idade.
  • Trauma crônico local: Pigmentação por trauma crônico pode acontecer em quem tem o hábito de roer as unhas ou em trauma ocupacional.
  • Uso de medicamentos: Algumas medicações podem causar pigmentação nas unhas como por exemplo clofazimina, cloroquina e algumas drogas de quimioterapia.
  • Doenças: Várias doenças das unhas, assim como doenças sistêmicas, doenças que afetam o corpo todo, podem causar pigmentação das unhas, como por exemplo, liquen plano ungueal, psoríase ungueal, porfiria e doença de Addison. Alguns cânceres de pele também podem acometer as unhas e causar pigmentação, como doença de Bowen.

Aumento dos melanócitos, células que produzem melanina

  • Nevo melanocítico (pinta benigna): O aumento do número de células que produzem melanina, os melanócitos pode ser benigno ou maligno. Os nevos ou pintas, são benignos, são uma proliferação de células, melanócitos, na raiz da unha (matriz ungueal) ou no leito ungueal.
  • Melanoma subungueal: é um câncer de pele (maligno) que pode acontecer na unha.  Essa é a causa de mancha na unha que pode ser perigosa e justamente para excluir ou confirmar este diagnóstico é importante a avaliação de um especialista.

Uma outra causa mancha escura na unha, não causada por aumento de melanina são hematomas. Por vezes o hematoma fica bem escuro e se confunde com melanina.

Exemplos de manchas escuras na unha A-Pinta benigna. B- Hematoma subungueal. C-Pigmentação ungueal por fungos, onicomicose. D-Melanoma subngueal, lesão maligna.

O que precisa ser feito com manchas na unha

          Manchas ou linhas nas unhas devem ser avaliadas por um dermatologista. Um exame que ajuda muito é a dermatoscopia, exame realizado durante a consulta dermatológica com um equipamento que aumenta 10 vezes e ajuda a identificar melhor a causa da mancha. No caso de pintas benignas, a dermatoscopia também pode ser usada no seguimento das pintas ao longo do tempo, para ter certeza que não se trata de um melanoma. Quando existe a suspeita de melanoma, o médico dermatologista vai realizar uma biópsia da região para confirmar o diagnóstico.

Quando se preocupar com manchas escuras nas unhas?

A principal causa de preocupação é diferenciar um melanoma de causas benignas de manchas nas unhas. Existe uma regra que ajuda a suspeitar de um melanoma subungueal: FICA A DICA

  • Falha na lâmina ungueal (distrofia ungueal): a unha pode ter falhas ou até a completa destruição da lâmina ungueal
  • Isolada: Uma única unha apresentando a alteração de pigmentação.
  • Coloração escura, com marrom escuro, preto e cinza-azulado.
  • Asiáticos
  • Afrodescendentes, Melanoma subungueal representa 25% dos melanomas de asiáticos e afrodescendentes.
  • Dedão, 75 a 90% dos casos ocorrem em polegares e hálux (dedão do pé)
  • Idade entre 50 a 70 anos
  • Continuidade: a mancha pode crescer pegando a cutícula ou a pele ao redor da unha
  • Alargamento, crescimento: a mancha em faixa na unha pode crescer tomando toda a unha.

Sempre que existir um destes elementos de alerta é fundamental uma avaliação por um médico especialista!

Referências bibliográficas

  1. Leung AKC, Lam JM, Leong KF, Sergi CM. Melanonychia striata: clarifying behind the Black Curtain. A review on clinical evaluation and management of the 21st century. Int J Dermatol. 2019 Apr 21.
  2. Lipner SR, Scher RK. Evaluation of nail lines: Color and shape hold clues. Cleve Clin J Med. 2016 May;83(5):385-91.
  3. Alani A, Blasdale C, Oliphant T, Hackett C, Langtry JAA. The causes of nail apparatus pigmentation presenting to a melanoma screening clinic a prospective study. Clin Exp Dermatol. 2019 Jan 31.

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815