SEG à SEX: das 8h30 às 18h00

11 98885-2580

Mancha escura na unha

Mancha escura na unha é perigoso? 

Existem várias causas de manchas escuras nas unhas, a maioria das causas não tem nenhum perigo. Contudo, a diferenciação entre os diagnósticos é difícil sendo sempre recomendada uma avaliação por um dermatologista. As manchas podem ser acastanhadas, acinzentadas ou enegrecidas, acometendo um ou várias unhas, dependendo da causa.

 

Causas de manchas escuras nas unhas 

Mancha escura na unha, também chamada de melanoníquea estriada, pode ocorrer por 2 fatores: aumento da produção de melanina  (causa mais comum), ou aumento do número de células produtoras de melanina, os melanócitos. 

  1. Aumento de produção de melanina pode acontecer em vários problemas de saúde:
  • Pigmentação racial: É disparada a causa mais comum de manchas escuras nas unhas. Manchas escuras ocorrem frequente em pessoas de pele negra e asiáticos, sendo que a frequência aumenta de acordo com a idade. 
  • Trauma crônico local: Pigmentação por trauma crônico pode acontecer em quem tem o hábito de roer as unhas ou em trauma ocupacional.

  • Infecções fúngicas ou bacteriana: Existem vários fungos e bactérias que podem estimular a pigmentação.

  • Uso de medicamentos: Algumas medicações podem causar pigmentação nas unhas como por exemplo clofazimina, cloroquina e algumas drogas de quimioterapia. 

  • Doenças: Várias doenças das unhas, assim como doenças sistêmicas, doenças que afetam o corpo todo, podem causar pigmentação das unhas, como por exemplo, liquen plano ungueal, psoríase ungueal, porfiria e doença de Addison. Alguns cânceres de pele também podem acometer as unhas e causar pigmentação, como doença de Bowen.

  1. Aumento dos melanócitos, células que produzem melanina

  • Nevo melanocítico (pinta benigna): O aumento do número de células que produzem melanina, os melanócitos pode ser benigno ou maligno. Os nevos ou pintas, são benignos, são uma proliferação de células, melanócitos, na raiz da unha (matriz ungueal) ou no leito ungueal. 

  • Melanoma ungueal: Melanoma é um câncer de pele (maligno) que pode acontecer na unha.  Essa é a causa de mancha na unha que pode ser perigosa e justamente para excluir ou confirmar este diagnóstico é importante a avaliação de um especialista. 

Uma outra causa mancha escura na unha, não causada por aumento de melanina são hematomas. Por vezes o hematoma fica bem escuro e se confunde com melanina.

Legenda: Exemplos de manchas escuras na unha A-Pinta benigna. B- Hematoma subungueal. C-Pigmentação ungueal por fungos, onicomicose. D-Melanoma Ungueal, lesão maligna.

 

O que precisa ser feito com manchas na unha

Manchas nas unhas são melhor avaliadas com dermatoscopia. A dermatoscopia permite identificar melhor a causa da mancha. No caso de pintas benignas, a dermatoscopia também pode ser usada no seguimento das pintas ao longo do tempo, para ter certeza que não se trata de um melanoma.

Quando existe a suspeita de melanoma, o médico dermatologista vai realizar uma biópsia da região para confirmar o diagnóstico.

 

Quando se preocupar com manchas escuras nas unhas?

A principal causa de preocupação é diferenciar um melanoma de causas benignas de manchas nas unhas. Devemos suspeitar de melanoma quando acontecer 1 ou mais dos seguintes:

  • Acometimento de 1 única unha: acometimento de múltiplas unhas favorece pensar em diagnósticos benignos, como pigmentação racial ou pigmentação pelo uso de medicações.

  • Surgimento recente da mancha, especialmente em pessoas com mais de 50 anos.

  • Distrofia ungueal: mancha na unha que é acompanhada de alteração da lâmina ungueal. A lâmina da unha racha, bifurca ou fica muito grossa, associada à pigmentação. 

  • Mancha na unha tem várias cores, linhas irregulares e a pigmentação tem limites imprecisos. Mancha que acomete grande parte da unha ou toda a unha.

  • Pigmentação que além de acometer a unha se estende às bordas laterais do dedo ou das cutículas

Sempre que existir um destes elementos de alerta é fundamental uma avaliação por um médico especialista!

 

Referências bibliográficas

Dr. Gustavo Alonso Pereira

Dúvidas sobre Mancha escura na unha?

Agende uma consulta e seja examinado por um de nossos Dermatologistas.

Agende sua consulta

Dr. Gustavo Alonso Pereira

Dermatologista - CRM - SP: 97410 | RQE - 37815