Entendendo a radiação ultravioleta

Blog

O que é radiação ultravioleta?

A radiação ultravioleta é uma das radiações solares que chega á superfície terrestre. Os raios solares são compostos por diferentes radiações, raios-x, radiação ionizante, radiação ultravioleta, luz visível, radiação infravermelho e ondas de rádio.

A radiação solar pode ser dividida em:

  • Ultravioleta C, UVC          (200 a 290 nm)
  • Ultravioleta B, UVB           (290 a 315 nm)
  • Ultravioleta A, UVA           (315 a 400 nm)
  • Luz visível                        (400 a 700 nm)
  • Infravermelho, IR              (700 a 1000nm)
Radiação ultravioleta, luz visível e radiação infravermelho

O ozônio, o oxigênio, os vapores de água e o dióxido de carbono presentes na atmosfera filtram parte da radiação ultravioleta que chega a superfície da terra. Praticamente toda a radiação UVC e 90% da radiação UVB são filtradas pela atmosfera. Logo chega à superfície da terra radiação UVA e UVB, sendo que 95 a 99% da radiação que atinge a terra é radiação UVA. Este percentual não é fixo, porque depende do horário do dia e da época do ano e da latitude. No verão existe maior percentual de radiação UVB, assim como no horário entre as 10:00 e 16:00 horas. Como a radiação UVB é mais relacionada ao surgimento de câncer de pele, existe a recomendação de se evitar o sol nestes horários. Mas, a radiação ultravioleta B também é responsável pela síntese de vitamina D no nosso corpo, por isso, um pouco de radiação UVB não só é bom, como é necessário para a saúde. A radiação UVA também é danosa à saúde, não existindo radiação ultravioleta segura. Radiação UVA atravessa vidros, portanto, mesmo dentro do carro, dentro de casa ou no trabalho podemos estar expostos a radiação UVA. A radiação solar pode ser refletida pela neve, areia e concreto atingindo pessoas mesmo em locais de sombra.

A radiação solar causa bronzeamentos, queimaduras solares, envelhecimento precoce da pele, câncer de pele, dano ocular (catarata, pterígeo e outros) e diminuição das defesas da pele (imunodepressão), o que facilita o aparecimento de algumas doenças, como herpes. A radiação UVA é a principal causadora do envelhecimento e da diminuição das defesas, enquanto UVB é a responsável pelas queimaduras solares. Ambas podem causar câncer de pele.

Como a radiação UV causa dano à saúde?

A radiação UVB provoca dano ao DNA da célula, causando mutações no DNA. Estas mutações são características da exposição à radiação UV e são conhecidas como assinatura UV. Estas mutações podem levar a uma alteração em genes que no final acabam causando câncer de pele.

Além desta ação mutagênica, a radiação UVA age diminuindo as defesas do corpo, causando imunossupressão, dificultando que o corpo combata um possível começo de câncer. Por fim, a radiação UVA ainda causa oxidação e gerando radicais livres.

Existe algum sintoma da exposição à radiação UV?

Nós não conseguimos sentir radiação ultravioleta. Nós conseguimos perceber o calor do sol, que é dado pela radiação infravermelha. Nós conseguimos ver a luminosidade do sol, que é fruto da luz visível do sol, mas não conseguimos sentir radiação ultravioleta.  A radiação UV é indolor, não gera calor, não há como sentir se está ou não exposto a ela.

Claro, você pode ficar ardido e vermelho após tomar sol, mas este efeito é tardio, enquanto estava exposto podia não sentir nada.

 Como posso saber a intensidade da radiação UV?

Existe um índice chamado índice ultravioleta ou Índice UV. Este índice é uma previsão da intensidade da radiação ultravioleta do sol incidente sobre a superfície da terra, parecido com a previsão do tempo. É um importante indicador dos efeitos da radiação sobre a pele humana. 

Referências bibliográficas

  1. Emri G, Paragh G, Tósaki Á, et al. Ultraviolet radiation-mediated development of cutaneous melanoma: An update. J Photochem Photobiol B. 2018 Aug;185:169-175.
  2. Hart PH, Norval M. Ultraviolet radiation-induced immunosuppression and its relevance for skin carcinogenesis. Photochem Photobiol Sci. 2018 Dec 5;17(12):1872-1884.
  3. Löfgren S. Solar ultraviolet radiation cataract. Exp Eye Res. 2017 Mar;156:112-116.
  4. Holick MF. Biological Effects of Sunlight, Ultraviolet Radiation, Visible Light, Infrared Radiation and Vitamin D for Health. Anticancer Res. 2016 Mar;36(3):1345-56.

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815