Como funciona o protetor solar

Blog

Protetores solares são substâncias químicas que agem por absorver, refletir ou espalhar os raios solares. Podem ser divididos em químicos (ou orgânicos) e físicos (ou inorgânicos). Os protetores físicos agem basicamente refletindo a radiação ultravioleta, enquanto os químicos agem absorvendo a radiação.

E como escolher o melhor protetor solar? Como interpretar os rótulos?

FPS – Fator de proteção solar

O FPS solar é uma medida de proteção à radiação UVB.  Esta radiação é responsável pelas queimaduras solares, por deixar a pele vermelha após a exposição solar. O FPS é calculado justamente levando em conta esta vermelhidão da pele. De forma bem resumida, o valor do FPS é a quantidade de tempo adicional que a pele leva para ficar vermelha usando a proteção do filtro. Por exemplo, se uma pessoa de pele clara fica com a pele vermelha após 10 minutos de exposição solar, com um filtro FPS 15 ficaria vermelha após 150 minutos.

Protetores solares de amplo espectro

Além da radiação UVB, responsável pelas queimaduras solares, existem hoje diversos protetores que protegem contra radiação UVA e UVB, chamados de protetores solares de amplo espectro. A radiação ultravioleta A é a responsável pelo bronzeamento da pele, pelo envelhecimento da pele, mas também está envolvida no aparecimento do melanoma.

Resistente à água

O protetor solar continua efetivo após imersão por 40 minutos. Na avaliação feita em laboratório a pessoa seca ao vento, sem uso de toalhas que poderiam remover o protetor. Logo, quando se enxugar após entrar na água, reaplique o protetor solar.

Muito resistente à água

O protetor solar continua efetivo após imersão por 80 minutos.

Livre de PABA ou “PABA Free”

Filtros que não contém a substância PABA (ácido para aminobenzoico) que pode causar alergias.

Livre de óleo ou “oil free”:

Filtros cujos veículos não contêm substâncias oleosas. São indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.

Não comedogênico

Filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.

Hipoalergênico

Utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias, produtos em geral são testados e sua segurança é comprovada.

Filtro solar biodegradável ou biocompatível

São filtros feitos com substâncias que não agridem a natureza. Existem vários estudos associando protetores solares com morte de corais. Por esta razão, alguns locais turísticos como Cancun já exigem o uso deste tipo de filtro.

Não Nano ou Non-Nano

Protetores solares sem filtro físico nanomizado. Os protetores físicos em geral tem uma cosmética inferior. Para conseguir uma espalhabilidade e transparência maior os compostos são nanomizados. Contudo alguns estudos sugerem que protetores físicos nanomizados podem fazer mal a saúde de alguns seres vivos.

Como escolher o protetor solar adequado?

A escolha do protetor solar deve ser feita levando-se em conta a cor da pele (fototipo) e o tipo de pele (oleosa ou seca). O fototipo da pele é classificado de acordo com a tabela abaixo:

Fototipos de pele – Escala de Fitzpatrick

I     Extremamente sensível: sempre se queimam e nunca se bronzeiam 
II    Muito Sensível: sempre se queimam e, às vezes, se bronzeiam 
III    Sensível: queimam-se moderadamente, bronzeiam-se gradual e uniformemente 
IV    Pouco sensível: queimam-se muito pouco, bronzeiam-se bastante 
V    Resistente: raramente se queimam, bronzeiam-se muito 
VI    Muito Resistente: nunca se queimam, profundamente pigmentados

Como escolher seu protetor solar

Como usar o protetor solar

  • Aplique em todas as áreas expostas 15 minutos antes da exposição solar;
  • Reaplique a cada 2 horas se houver sudorese intensa ou banhos de mar ou piscina, no dia a dia reaplique a cada 3 a 4 horas;
  • Usar o protetor mesmo em dias nublados, pois as nuvens não bloqueiam toda a radiação do sol;
  • Não esquecer a proteção dos lábios com protetores labiais e dos olhos com óculos;
  • Mesmo usando o protetor evite a exposição das 10 as 14 horas, pois a radiação do sol e mais intensa;
  • Dez minutos de exposição solar diária é suficiente para metabolizar a Vitamina D;
  • A fotoproteção na criança deve ser ainda mais rigorosa, crianças acima de 6 meses já podem usar protetor, mas específicos para esta idade.
  • Se a pele estiver com ferimentos ou irritada, o melhor a fazer é evitar o sol e usar proteção solar mecânica (luvas, camisas longas, chapéus, óculos de sol…), prevenindo manchas futuras no local ferido.

Referências bibliográficas

  1. Sérgio SchalkaS, Steiner D, Ravelli F, et al. Consenso brasileiro de fotoproteção. An Bras Dermatol. 2014 Nov-Dec;89(6 Suppl 1):1-74
  2. Schneider SL, Lim HW. Review of environmental effects of oxybenzone and other  sunscreen active ingredients. J Am Acad Dermatol. 2019an;80(1):266-271.
  3.  Petersen B, Wulf HC. Application of sunscreen–theory and reality. Photodermatol Photoimmunol Photomed. 2014 Apr-Jun;30(2-3):96-101.
  4. Singer S, Karrer S, Berneburg M. Modern sun protection. Curr Opin Pharmacol. 2019 Feb 4;46:24-28

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815