Pinta na sola do pé é perigoso?

Blog

Uma pinta na sola dos pés pode ser perigoso sim! Existe um câncer de pele, chamado melanoma acral que pode surgir nas palmas das mãos, solas dos pés ou nas unhas. Felizmente é um tumor raro, representando somente 2 a 3% de todos os melanomas. Diferente do que acontece em outros melanomas, o melanoma acral não está relacionado à exposição solar e pode aparecer em qualquer pessoa, independente da cor da pele. Inclusive é o melanoma mais comum em pretos e asiáticos.

Toda mancha escura no pé é melanoma?

Não, Existem várias causas para uma mancha escura na sola dos pés. Sem dúvida a causa mais perigosa é um melanoma acral, mas por sorte, é bastante raro. Existem outras causas muito mais frequentes:

Pinta benigna ou Nevo melanocítico: Pintas são comuns nas solas dos pés e não representam risco algum. Uma pinta benigna pode crescer e mudar, em especial em crianças e jovens, se confundindo com um melanoma. Às vezes é difícil fazer a diferenciação entre um sinal benigno e um câncer de pele. Um exame que ajuda muito é a dermatoscopia que pode ser realizado pelo dermatologista na consulta quando existe dúvida.

Pinta benigna no calcanhar. Fotodermatoscopia da lesão comprova seu comportamento benigno.

Piolho de cobra: Também chamado de gongolo ou embuá, o piolho de cobra é um diplópode que se parece com uma lacraia. Ele não é venenoso, mas quando esmagado sua casca solta uma substância chamada benzoquinona que pode deixar a pele da sola dos pés escura, com uma coloração lembrando ferrugem. Essa mancha pode surgir do nada e já aparece com um grande tamanho. A coloração acobreada também ajuda a a diferenciar de um melanoma. Normalmente desaparece sem tratamento em alguns dias.

Hematomas: Por vezes um trauma nos pés pode fazer um hematoma que acaba tendo uma coloração mais enegrecida e não arroxeada ou avermelhada como é mais frequente. Hematomas tem resolução espontânea em 1 ou 2 semanas, se a mancha persistir após 2 semanas, é bom ser examinada por um médico.

Micose: Existe um fungo que causa a tinea nigra, uma micose que se apresenta como uma mancha escura. É muito mais frequente nas palmas, maas pode acontecer na sola do pé com menor frequência.

Quando devo me preocupar com uma pinta na sola dos pés?

Os melanomas surgem como uma mancha, uma lesão sem relevo. A coloração pode variar entre preto, cinza azulado, marrom escuro e marrom claro. Conforme o melanoma evolui, podem surgir um machucado, uma ferida que não cicatriza. E com mais tempo de evolução pode surgir uma bolinha, uma tumoração no local. O sintoma mais frequente é dor e sangramento. Quando suspeitar de uma mancha na sola dos pés:

  • Pintas em crescimento ou maiores que 6 milímetros.
  • Pintas que mudam de cor
  • Pintas que se machucam (mesmo que você consiga lembrar de um trauma que justifique a ferida, machucado que não cicatriza na sola dos pés deve ser avaliado por um dermatologista)
  • Pintas novas, de surgimento recente, especialmente em pessoas acima de 50 anos
  • Pintas com várias cores: cinza-azulado, preto, marrom e vermelho.
Melanoma acral em calcâneo. Lesão maior que 6 milímetro, com bordas irregulares e história de crescimento

Lembrando que o melanoma acral também pode surgir na palma das mãos e tem as mesmas características listadas acima. Já quando o melanoma acontece nas unhas, existem outros sinais de alerta. Clique aqui para saber quando uma mancha escura na unha pode ser perigosa.

Tenho um melanoma na sola dos pés, e agora?

O tratamento do melanoma acral é cirúrgico, retirada de todo o tumor. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura. Por isso é tão importante ficar atento a pintas nas solas dos pés. E sempre que houver uma lesão suspeita é fundamental agendar uma consulta com um dermatologista.

Perguntas Frequentes

O cantor de reggae Bob Marley morreu de um melanoma no pé?

Sim, Bob Marley teve um melanoma no dedão do pé. Infelizmente por confundir o melanoma com um machucado decorrente de jogar futebol, o diagnóstico atrasou muito, e o tumor acabou crescendo e causando a morte do cantor.

O melanoma acral precisa ter uma cor escura?

Não, melanomas, em qualquer parte do corpo, podem não ter pigmento, serem rosados, avermelhados. São chamados de melanoma amelanóticos ou hipomelanóticos. Estes melanomas são ainda mais difíceis de serem diagnosticados pois se confundem com várias doenças de pele.

Uma pinta benigna pode se transforma num melanoma na sola dos pés?

Pode, mas a transformação de uma pinta benigna em melanoma é algo raro. O mais comum é o melanoma já nascer melanoma mesmo.

Referências bibliográficas

  1. Bernardes SS, Ferreira I, Elder DE, Nobre AB, Martínez-Said H, Adams DJ, Robles-Espinoza CD, Possik PA. More than just acral melanoma: the controversies of defining the disease. J Pathol Clin Res. 2021 Nov;7(6):531-541.
  2. Desai A, Ugorji R, Khachemoune A. Acral melanoma foot lesions. Part 1: epidemiology, aetiology, and molecular pathology. Clin Exp Dermatol. 2017 Dec;42(8):845-848.
  3. Desai A, Ugorji R, Khachemoune A. Acral melanoma foot lesions. Part 2: clinical presentation, diagnosis, and management. Clin Exp Dermatol. 2018 Mar;43(2):117-123.

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815