Me queimei no sol, e agora?

Blog

Queimaduras solares são o resultado de uma exposição solar excessiva, tomar mais sol do que a sua pele aguenta. A queimadura solar é causada principalmente pela radiação ultravioleta do tipo B, a radiação que é mais intensa entre 10 da manhã e 14 horas, justamente por isso pede-se que se evite tomar sol neste horário. O limite que cada pessoa aguenta tomar sol sem ficar vermelho, sem queimar, é algo individual, determinado por características genéticas e pela pigmentação da pele. De uma forma geral podemos dividir a pele em 6 tipos de acordo com a capacidade de bronzear e a sensibilidade para queimaduras.

Escala de Fitzpatrick – Sensibilidade de cada tipo de pele à exposição solar

Quais os sintomas da queimadura solar

Em geral a vermelhidão leva algumas horas para aparecer, em geral se inicia com 3 a 5 horas após a exposição solar, sendo que o pico de sintomas aparece em torno de 24 horas. Por volta de 3 a 7 dias a queimadura solar já estará resolvida, sendo comum o surgimento de descamação na região.

Os sintomas mais comuns são:

  • Pele avermelhada
  • Pele com sensibilidade e ardência
  • Pele quente
  • Coceira
  • Bolhas na pele (podem ser pequenas e com líquido dentro); 
  • Quando existe insolação os sintomas podem ser mais severos: dor de cabeça; febre; calafrios; e até desidratação.

Qual o melhor tratamento para a queimadura solar?

Para queimaduras solares simples a melhor coisa é manter a temperatura do local queimado mais fria por meio de compressas geladas e banhos frios. Manter-se bem hidratado também é muito importante. O uso de cremes hidratantes ou calmantes também ajuda a aliviar os sintomas. Eventualmente analgésicos e anti-inflamatórios podem ser usados nos casos mais sintomáticos. É importante também evitar novas exposições solares sobre a pele machucada.

Remédios caseiros funcionam para queimadura solar?

Muito cuidado com uso de receitas caseiras para tratar queimaduras. Existe na internet uma série de dicas caseiras como uso de pasta de dentes, borra de café e manteiga. Evite o uso de substâncias que possam grudar na pele e necessitem de fricção para serem removidas, isso só vai machucar mais a pele.

Quando a queimadura de sol é preocupante?

Queimaduras solares em crianças pequenas, queimaduras com bolhas importantes ou queimaduras que sejam acompanhadas de sintomas como queda de pressão, febre, calafrios, dor de cabeça ou confusão mental devem receber acompanhamento médico.

Como se prevenir da queimadura solar?

  • Evite exposição solar entre 10 e 14 horas
  • Procure a sobra
  • Use roupas e chapéus com tecidos especialmente tratados e com proteção UV
  • Não se esqueça de aplicar (e reaplicar) protetor solar
  • Preste atenção no índice ultravioleta e redobre os cuidados com o sol nos dias de índice UV extremo.

Quais os riscos de queimaduras solares?

Os estudos mostram que quem tem história de 5 ou mais queimaduras solares tem o dobro do risco de desenvolver melanoma, o tipo mais perigoso de câncer de pele. Um trabalho publicado em 2023 mostrou que além de melanoma, antecedente de queimaduras solares também aumenta o risco de desenvolver carcinoma basocelular, o tipo mais comum de câncer de pele.

Referências bibliográficas

  1. Lashway SG, Worthen ADM, Abuasbeh et al. A meta-analysis of sunburn and basal cell carcinoma risk. Cancer Epidemiol. 2023 Aug;85:102379
  2. McKenzie C, Nahm WJ, Kearney CA, Zampella JG. Sun-protective behaviors and sunburn among US adults. Arch Dermatol Res. 2023 Aug;315(6):1665-1674
  3. Dowd MD. Treatment and Prevention of Pediatric Sunburn. Pediatr Ann. 2019 Jun 1;48(6):e213-e214

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815