O que é índice de Breslow?

Blog

É a medida da espessura do melanoma, quanto o melanoma invadiu a pele. Foi descrito em 1970 por Alexander Breslow e tem sido fundamental desde então para a determinação do prognóstico do melanoma. Também chamado de nível de Breslow ou de espessura do melanoma, o índice de Breslow é medido em milímetros a partir da porção mais superficial da camada granulosa da epiderme até a última célula do melanoma, sua porção mais profunda.

O índice de Breslow é medido em milímetros a partir da camada granulosa da epiderme até a porção mais profunda do melanoma.

Importância do índice de Breslow

  O índice de Breslow é fundamental no tratamento do melanoma. Assim que é feito o diagnóstico de um melanoma, quase todas as ações subsequentes dependem justamente da espessura do melanoma, do índice de Breslow.

Melanomas finos, menores que 1 milímetro de Breslow, tem bom prognóstico e vão precisar de poucos exames. Já melanomas espessos, acima de 4,0 mm tem um prognóstico pior e vão precisar de mais exames.

Índice de Breslow e estadiamento do melanoma

O Estadiamento do melanoma é definido pela AJCC – American Joint Committee on Cancer e está hoje na sua 8ª edição. Em todas as edições até a atual o índice de Breslow é a principal medida para classificação do estadiamento. O estadiamento da AJCC é feito baseado em 3 informações principais, T (tamanho), N (Presença de metástase para linfonodos) e M (presença de metástases a distância)

Na edição atual, 8ª edição, são usados o índice de Breslow e a presença ou ausência de ulceração como definidores do estadiamento patológico.

 Espessura de BreslowUlceração
TxNão informadoNão se aplica
TisIn situNão se aplica
T1a0,8 a 1,0 mmSem ulceração
T1b0,8 a 1,0 mmCom ulceração
T2a1,01-2,0 mmSem ulceração
T2b1,01-2,0 mmCom ou Sem Ulceração
T3a2,01 -4,0 mmSem ulceração
T3b2,01 -4,0 mmCom Ulceração
T4aAcima de 4 mmSem ulceração
T4bAcima de 4 mmCom Ulceração
Estadiamento do Melanoma

Índice de Breslow e as margens cirúrgicas do melanoma

O principal tratamento do melanoma é a cirurgia. Sendo que as margens cirúrgicas recomendadas para o tratamento dependem justamente do índice de Breslow. Quanto mais espesso o melanoma, maiores as margens de segurança necessárias:

  • Melanoma in situ (Não houve invasão da derme, seria como um índice de Breslow “zero”): Margem de 0,5 cm a 1,0 cm
  • Melanoma entre 0,01mm a 1,00 mm de Breslow: Margem de 1,0 cm
  • Melanoma entre 1,01mm a 2,00 mm de Breslow: Margem de 1,0 a 2,0 cm
  • Acima de 2 mm de Breslow: Margem de 2,0 cm

Índice de Breslow e linfonodo sentinela

  • A pesquisa de linfonodo sentinela também depende do nível de Breslow para sua indicação, atualmente sendo indicada em:
    Melanomas acima de 1,0 mm
  • Melanomas entre 0,8 e 1,0 mm que apresentem ulceração ou índice mitótico alto.

 Considerações finais

          O índice de Breslow é de fundamental importância para o tratamento do melanoma, justamente por isso, as biópsias de melanoma devem ser sempre avaliadas por patologistas experientes para que as informações sejam sempre confiáveis.  

Referências bibliográficas

  1. Breslow A. Thickness, cross-sectional areas and depth of invasion in the prognosis of cutaneous melanoma. Annals of Surgery 1970;172(5):902–908.
  2. Crompton JG, Gilbert E, Brady MS. Clinical implications of the eighth edition of the American Joint Committee on Cancer melanoma staging. J Surg Oncol. 2019 Jan;119(2):168-174.
  3. NCCN Clinical Practice Guidelines in Oncology (NCCN Guidelines®) Melanoma: Cutaneous Version 3.2022 — April 11, 2022

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815