Carcinoma basocelular micronodular

Câncer de Pele, Diagnósticos

Carcinoma basocelular (CBC) é o tumor mais comum do ser humano. Este tumor pode apresentar alguns subtipos, cada subtipo possui características próprias e os tratamentos podem mudar de subtipo para subtipo.

O CBC micronodular é um tipo de carcinoma basocelular com potencial de ser agressivo. Diferente do carcinoma basocelular nodular,  cresce de forma infiltrativa, infiltrando os tecidos da pele, que pode dificultar estabelecer os limites do tumor. Como não se consegue delimitar o tumor, a retirada cirúrgica é incompleta, levando à recidiva. responde por 5 a 20% de todos os CBCs. Mesmo podendo recidivar, este tipo de tumor tem baixo risco de dar metástases,  ou seja, espalhar pelo corpo.

Como reconhecer um carcinoma basocelular micronodular?

          O CBC micronodular exibe as mesmas características do CBC nodular: nódulo avermelhado com brilho perolado e teleangiectasias (finos vasinhos de sangue). Diferente do que acontece no carcinoma basocelular nodular, o CBC micronodular raramente ulcera. O local mais frequente de aparecimento é o rosto. O diagnóstico preciso deste tipo de tumor é feito pela biópsia de pele

Carcinoma basocelular micronodular em face

Tratamento do carcinoma basocelular micronodular?

Como em todos os tipos de carcinoma basocelular o tratamento depende do perfil de risco do tumor, risco de recidiva. Os tumores são classificados em alto e baixo risco.

Carcinoma basocelular micronodular é alto risco para recidivas.

Somente pelo fato de ser do subtipo micronodular este tumor já é considerado de alto risco, independente da sua localização ou tamanho. O tratamento dos tumores de alto risco é sempre cirúrgico, sendo as opções de cirurgia convencional ou cirurgia de Mohs. Nos casos onde não se pode realizar cirurgia, podemos indicar a radioterapia. A cirurgia convencional consiste na retirada do tumor com um margem de segurança pré-determinada. Para tumores de alto risco, em geral se utilizam margens entre 4 e 10 milímetros. A cirurgia com melhores taxas de cura é a cirurgia micrográfica de Mohs. Este tipo de cirurgia tem um índice de cura maior devido à avaliação de 100% das margens. Com isso, mesmo o CBC micronodular tendo um crescimento infiltrativo, a cirurgia de Mohs é capaz de remover todo o tumor assegurando a cura. Como o carcinoma basocelular micronodular frequentemente acomete a face, a cirurgia micrográfica também propicia resultados estéticos melhores, com cicatrizes menores, sendo a opção de escolha para tumores de face e regiões delicadas.

Perguntas frequentes

O que é o carcinoma basocelular micronodular pigmentado?

Todo CBC pode ser pigmentado e está pigmentação pode ser visível tanto na clínica, quanto pelo exame de biópsia. Por isso é comum nos laudos de biópsia o termo pigmentado. A pigmentação no carcinoma basocelular não muda em nada o prognóstico, não faz com que o tumor seja mais ou menos agressivo. A pigmentação em geral depende do tipo de pele do paciente. Pacientes de pele mais morena tem maior chance de ter uma carcinoma basocelular pigmentado.

Recebi o diagnóstico de um carcinoma basocelular nodular e micronodular, o que isso quer dizer?

O diagnóstico dos subtipos histológicos do carcinoma basocelular (nodular, micronodular, infiltrativo, esclerodermiforme, superficial) só é possível pela biópsia. É muito comum que um tumor não exiba apenas um único subtipo histológico. Desta forma é comum laudos de biópsia que informa mais de 1 subtipo histológico, como por exemplo “carcinoma basocelular nodular e micronodular”.

Posso tratar um carcinoma basocelular micronodular no nariz por meio de medicações tópicas?

A recomendação dos guidelines internacionais é para o tratamento cirúrgico! O subtipo micronodular tende a ser mais agressivo, somado a isso a localização em face também é uma indicação de cirurgia. Não se recomenda tratamentos com medicações tópicas em tumores em face com um subtipo mais agressivo. O tratamento tópico pode até funcionar, mas as taxas de cura são menores, aumentando o risco de recidivas locais.       

Quem tem carcinoma basocelular micronodular precisa fazer quimioterapia?

Não, o tratamento do carcinoma basocelular micronodular é feito com cirurgia, Os casos de metástases, que seriam tratados por quimioterapia, são extremamente raros.

Qual o melhor tratamento para o carcinoma basocelular micronodular?

Cirurgia micrográfica de Mohs tem as melhores taxas de cura para o tratamento de CBC micronodular, estando especialmente indicada nos casos localizados em face.

Considerações finais

Carcinoma basocelular micronodular é um tumor maligno de comportamento intermediário, mais agressivo que o carcinoma basocelular nodular prognóstico e menor agressivo que o carcinoma basocelular esclerodermiforme. Como é um tumor que acomete muito a região da face o melhor tratamento é a cirurgia micrográfica de Mohs.

Referências

  1. Cameron MC, Lee E, Hibler BP, et al. Basal cell carcinoma: Epidemiology; pathophysiology; clinical and histological subtypes; and disease associations. J Am Acad Dermatol. 2019 Feb;80(2):303-317
  2. Deng M, Marsch AF, Petronic-Rosic V. Molecular Variations in Histologic Subtypes of Basal Cell Carcinoma. Skinmed. 2017 Aug 1;15(4):265-268.
  3. Betti R, Menni S, Radaelli G, Bombonato C, Crosti C. Micronodular basal cell carcinoma: a distinct subtype? Relationship with nodular and infiltrative basal cell carcinomas. J Dermatol. 2010 Jul;37(7):611-6.

Carcinoma basocelular micronodular em região palpebral

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815