SEG à SEX: das 8h30 às 18h00

11 98885-2580

Carcinoma basocelular micronodular

Carcinoma basocelular micronodular

Carcinoma basocelular (CBC) é o tumor mais comum do ser humano. Este tumor pode apresentar alguns subtipos, cada subtipo possui características próprias e os tratamentos podem mudar de subtipo para subtipo. 

O CBC micronodular é um tipo de carcinoma basocelular com potencial de ser agressivo. Diferente do carcinoma basocelular nodular, cresce de forma infiltrativa, infiltrando os tecidos da pele, que pode dificultar estabelecer os limites do tumor. Como não se consegue delimitar o tumor, a retirada cirúrgica é incompleta, levando à recidiva. responde por 5 a 20% de todos os carcinomas basocelulares. Mesmo podendo recidivar, este tipo de tumor tem baixo risco de dar metástases,  ou seja, espalhar pelo corpo. 

 

Como reconhecer um carcinoma basocelular micronodular? 

O CBC micronodular exibe as mesmas características do CBC nodular: nódulo avermelhado com brilho perolado e teleangiectasias (finos vasinhos de sangue). Diferente do que acontece no carcinoma basocelular nodular, o CBC micronodular raramente ulcera. O local mais frequente de aparecimento é o rosto. O diagnóstico preciso deste tipo de tumor é feito pela biópsia de pele.

carcinoma-basocelular-micronodular

Legenda: Carcinoma basocelular micronodular próximo à pálpebra inferior. Nódulo eritematoso não ulcerado.

 

Tratamento do carcinoma basocelular micronodular? 

Como em todos os tipos de carcinoma basocelular o principal tratamento é a cirurgia com margens de segurança adequadas.

Em especial no carcinoma basocelular micronodular a preferência é pela cirurgia micrográfica de Mohs. Este tipo de cirurgia tem um índice de cura maior devido à avaliação de 100% das margens. Com isso, mesmo o CBC micronodular tendo um crescimento infiltrativo, a cirurgia de Mohs é capaz de remover todo o tumor assegurando a cura. Por ser mais comum em face, a cirurgia micrográfica também propicia resultados estéticos melhores.

 

Considerações finais

Carcinoma basocelular micronodular é um tumor maligno de comportamento intermediário, mais agressivo que o carcinoma basocelular nodular prognóstico e menor agressivo que o carcinoma basocelular esclerodermiforme.  Como é um tumor que acomete muito a região da face o melhor tratamento é a cirurgia micrográfica de Mohs. 

 

Referências bibliográficas

Dr. Gustavo Alonso Pereira

Dúvidas sobre Carcinoma basocelular micronodular?

Agende uma consulta e seja examinado por um de nossos Dermatologistas.

Agende sua consulta

Dr. Gustavo Alonso Pereira

Dermatologista - CRM - SP: 97410 | RQE - 37815