Consumir álcool aumenta o risco de desenvolver um melanoma?

Blog

Consumo de álcool pode causar melanoma?

Estudo recentes confirmam que o consumo de álcool é sim um fator de risco para o desenvolvimento de melanoma. Este aumento de risco acontece mesmo que não existam os demais fatores de risco comuns do melanoma como história familiar e antecedente de queimadura solares e muita exposição ao sol.

Como o álcool pode causar melanoma?

O álcool parece ter um efeito direto sobre o stress oxidativo, o dano ao DNA, a inflamação do organismo propiciando condições de surgimento do melanoma. Ainda não é claro qual o mecanismo preciso, sendo necessárias mais pesquisas para o melhor entendimento.

Álcool e câncer

Estima-se que 4% de todos os cânceres sejam causados pelo consumo de álcool, sendo o câncer de fígado, câncer de cabeça e pescoço e câncer de estômago os mais comummente relacionados ao álcool.

A quantidade (dose) de álcool importa?

O efeito do álcool é dose dependente, quem consome mais bebida, tem um risco maior de desenvolver melanoma! Mas, mesmo o consumo leve, 1 dose de álcool por semana, relacionou-se com um pequeno aumento de risco. Ou seja, no que diz respeito à melanoma, não existe uma dose segura de álcool.

Tipo de bebida faz diferença?

Isso ainda não tem como afirmarmos, são poucos estudos avaliando a influência  do tipo de bebida. Um estudo comparando vinho branco e vinho tinto, mostrou que vinho branco teria um efeito pior que o vinho tinto para o risco de melanoma, talvez pela presença de resveratrol (um antioxidante) no vinho tinto.

Considerações finais

Eu sei que nós dermatologistas vamos ficar com fama de chatos! Depois de recomendar que as pessoas não frequentem a praia das 10 da manhã às 3 da tarde, agora queremos diminuir o consumo de álcool! O objetivo destes estudos é justamente encontrar os comportamentos de risco que podem ser modificados. Não precisa parar de beber, só reduzir o consumo de álcool, em especial se a pessoa já tiver outros fatores de risco para melanoma como história familiar ou antecedente pessoal de melanoma.         

Referências bibliográficas:

  1. Yamauchi T, Shangraw S, Zhai Z, Ravindran Menon D, Batta N, Dellavalle RP, Fujita M. Alcohol as a Non-UV Social-Environmental Risk Factor for Melanoma. Cancers (Basel). 2022 Oct 13;14(20):5010.
  2. Zhai Z, Yamauchi T, Shangraw S, Hou V, Matsumoto A, Fujita M. Ethanol Metabolism and Melanoma. Cancers (Basel). 2023 Feb 16;15(4):1258.
  3. Caprio GG, Picascia D, Dallio M, Vitiello PP, Giunta EF, De Falco V, Abenavoli L, Procopio AC, Famiglietti V, Martinelli E, Gravina AG, Federico A, Ciardiello F, Loguercio C, Ciardiello D. Light Alcohol Drinking and the Risk of Cancer Development: A Controversial Relationship. Rev Recent Clin Trials. 2020;15(3):164-177.

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815