Tratamento do carcinoma basocelular

Câncer de Pele, Tratamentos

 O carcinoma basocelular tem cura?

Sim, este é um câncer de excelente prognóstico, com altos índices de cura. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais fácil de tratar. Todo câncer deve receber o melhor tratamento possível logo na primeira tentativa, evitando que o câncer recidive. Como regra o melhor tratamento para o carcinoma basocelular é a cirurgia, mas existem outros tratamentos:

Cirurgia Convencional para carcinoma basocelular

É o método de escolha no tratamento do carcinoma basocelular. A cirurgia remove o tumor e também uma margem de segurança de pele normal. A margem depende da localização do tumor e do tipo do tumor. Um médico especialista sabe a margem adequada para remover completamente o tumor, sem risco de recidiva.  A cirurgia quando feita de forma adequada é curativa e dependendo da área operada o resultado estético é muito bom.

Tratamento cirúrgico do carcinoma basocelular com excelente resultado.

Cirurgia de Mohs para carcinoma basocelular

A cirurgia de Mohs é a modalidade cirúrgica com os maiores índices de cura. Após a retirada, todo o tumor é enviado para um exame de biópsia por congelação onde 100% de suas margens cirúrgicas são avaliadas. O próprio médico que realiza a cirurgia vai avaliar a biópsia e verificar se todo o tumor foi retirado. Este tipo de cirurgia está indicada em casos de carcinomas basocelular mais agressivo como: CBC recidivado, CBC esclerodermiforme e CBC metatípico. Ou ainda indicada em tumores localizados em áreas delicadas como pálpebras, orelhas, lábios e nariz.

Tratamento não cirúrgicos do carcinoma basocelular

Os tratamentos não cirúrgicos podem ser usados em tumores menores e de baixo risco. Como regra geral o tratamento é cirúrgico, mas em situações especiais tratamentos não cirúrgicos podem ser usados.

  • Crioterapia: A destruição por congelamento do tumor é bastante eficaz no tratamento do carcinoma basocelular.  No geral a resposta terapêutica é boa, com recidivas menores que 10%.
  • Radioterapia no tratamento do carcinoma basocelular: Radioterapia pode ser usada como tratamento primário do CBC com intenção curativa, ou como tratamento associado. Pode ser usada antes da cirurgia para diminuir o tamanho do tumor ou pós-operatório para evitar recidivas. Quando usada com intenção curativa, tem bons índices de cura.  
  • Terapia fotodinâmicano: Também conhecido como PDT (photodynamic therapy). Tratamento mais recente que usa um agente fotossensibilizante na presença de uma fonte luminosa apropriada para causar morte celular e destruição seletiva do tumor. Atualmente está indicada somente para casos de carcinoma basocelular superficial. Seu uso em outras formas de CBC ou mesmo em variantes agressivas não é indicado. 
  • Medicações tópicas no tratamento do carcinoma basocelular: Existem medicações de uso tópico, todas com índices de cura menores que cirurgia, que podem ser usadas somente em casos especiais, como tumores pequenos e de baixo risco, ou em casos onde a cirurgia está contra-indicada.

Tratamento Sistêmico (quimioterapia) para o carcinoma basocelular

Existem 2 tratamentos sistêmicos aprovados no Brasil para o carcinoma basocelular. São indicados somente em tumores muito grandes (doença local avançada) ou nos raros casos de metástases. São casos de exceção, uma vez que na maioria das vezes o carcinoma basocelular pode ser curado com cirurgia.

Vismodegibe

É um tratamento que age por inibição da chamada via hedgehog. Normalmente nos carcinomas basocelulares existem mutações que levam à ativação desta via. Os primeiros resultados com esta nova medicação são animadores. Está longe de ser a cura do carcinoma basocelular, mas é uma nova arma no arsenal de tratamento do carcinoma basocelular.

Cemiplimabe

Imunoterapia para o tratamento do carcinoma basocelular, a medicação estimula o funcionamento do sistema de defesa do próprio paciente, fazendo com que o próprio corpo destrua o tumor. Imunoterapia tem se mostrado um excelente tratamento contra melanoma e contra carcinoma espinocelular. No caso do tratamento do basocelular, imunoterapia com cemiplimabe está reservado a casos de doença local avançada ou casos metastáticos que não tiveram boa resposta a tratamentos anteriores.

A automedicação, especialmente em caso de câncer de pele, não deve ser feita NUNCA!!

Considerações finais

Carcinoma basocelular é um tumor maligno de pode ser curado com o tratamento adequando. Na grande maioria dos casos o tratamento adequado é a cirurgia.

Referências bibliográficas

  1. Berking C, Hauschild A, Kölbl O, Mast G, Gutzmer R. Basal cell carcinoma-treatments for the commonest skin cancer. Dtsch Arztebl Int. 2014 May 30;111(22):389-95
  2. Wong E, Axibal E, Brown M. Mohs Micrographic Surgery. Facial Plast Surg Clin North Am. 2019 Feb;27(1):15-34.
  3. Sacco AG, Daniels GA. Adjuvant and Neoadjuvant Treatment of Skin Cancer. Facial Plast Surg Clin North Am. 2019 Feb;27(1):139-150.
  4. Mierzwa ML. Radiotherapy for Skin Cancers of the Face, Head, and Neck. Facial  Plast Surg Clin North Am. 2019 Feb;27(1):131-138.
  5. Papakostas D, Stockfleth E. Topical treatment of basal cell carcinoma with the immune response modifier imiquimod. Future Oncol. 2015 Nov;11(22):2985-90.

Autor:

Dr. Gustavo Alonso – Dermatologista

CRM 97410 – RQE 37815

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815