Carcinoma basocelular superficial

Câncer de Pele, Diagnósticos

Carcinoma basocelular (CBC) é o tumor mais comum do ser humano. Este tumor pode apresentar alguns subtipos, cada subtipo possui características próprias e os tratamentos podem mudar de subtipo para subtipo. O carcinoma basocelular superficial, também chamado de carcinoma basocelular multicêntrico, é um subtipo menos agressivo de carcinoma basocelular. Costuma acometer pessoas mais jovens, na faixa dos 40 aos, sendo o local mais comum o dorso (ombro e costas) seguido do rosto e pescoço. Diferente do que acontece nos demais carcinomas basocelulares, o CBC superficial acomete mais frequentemente mulheres.

Como todo CBC, o carcinoma basocelular superficial raramente dá metástases, isto é, espalha pelo corpo, mas pode ser agressivo localmente.

Como reconhecer um carcinoma basocelular superficial?

O carcinoma basocelular superficial não costuma exibir as características típicas como brilho perolado e teleangiectasias. Normalmente se apresenta como uma lesão avermelhada, descamativa, quase plana. Por seu aspecto diferente, o CBC superficial se confunde com outras doenças de pele como psoríase, eczema e alergias. Isto pode acabar atrasando o diagnóstico e o tratamento. Dentre os cânceres de pele, o principal diagnóstico diferencial se faz com Doença de Bowen. Em pessoas de pele morena o carcinoma basocelular pode ser pigmentado. Nestes casos, o principal diferencial é um Melanoma.

Como é um tumor praticamente assintomático (não coça, não dói e não sangra), por localizar-se em região de difícil autoexame e por ter características que se confundem com outras doenças de pele, o carcinoma basocelular superficial é muitas vezes diagnosticado tardiamente. 

Carcinoma basocelular superficial: área avermelhada e descamativa que se confunde com outras doenças da pele

Tratamento do carcinoma basocelular superficial

Como em todos os tipos de carcinoma basocelular o principal tratamento é a cirurgia com margens de segurança adequadas. A escolha do tratamento adequado deve levar em consideração o perfil de risco do tumor, seguindo os guidelines da NCCN – National Comprehensive Cancer Network. São considerados tumores de baixo risco os carcinomas basocelulares localizados em tronco, braços e pernas, menores que 2 cm de diâmetro, primários (não foram tratados antes), em pacientes sem nenhum tipo de imunossupressão. Alto risco são os tumores maiores que 2 cm de diâmetro, localizados em região de cabeça e pescoço, mãos, pés ou regiões genitais, tumores recidivados (que já foram tratados anteriormente) e tumores em pacientes com algum tipo de imunossupressão.

 CBC superficialBaixo riscoAlto Risco
Tamanho Menor que 2 cm Maior que 2 cm
Localização Tronco, braços e pernas Face, pescoço, mãos, região genital, pés.
Primário ou recidivadoPrimárioRecidivado
ImunossupressãoNãoSim
TratamentoPreferencialmente cirúrgico, permitido opções não cirúrgicas.Sempre cirúrgico

          Nos tumores de alto risco a opção é sempre pelo tratamento cirúrgico que tem taxas de cura maiores. Nas lesões em face ou em outras áreas delicadas como região genital, a melhor opção de tratamento é a cirurgia micrográfica de Mohs, que apresenta os melhores índices de cura, com as menores cicatrizes.

          Nos tumores de baixo risco a cirurgia ainda é a opção mias indicada, contudo podemos pensar em tratamentos não cirúrgicos como crioterapia, terapia fotodinâmica, medicações tópicas ou infiltração intralesional de medicações.

Os tratamentos não cirúrgicos são reservados a tumores pequenos em áreas de baixo risco e devem ser sempre supervisionados por um dermatologista experiente. Tratamentos não cirúrgicos tem taxas de cura menores.

Perguntas frequentes

Posso tratar um carcinoma basocelular superficial com medicações tópicas?

          Sim, nos tumores pequenos (menores que 2,0 cm) localizados em área de baixo risco (tronco, tórax e membros) os guidelines internacionais incluem as medicações tópicas como opção de tratamento. Existem algumas medicações, cada uma com sua forma de aplicação, por isso é fundamental o acompanhamento médico durante o tratamento. É importante lembrar que medicações tópicas tem taxas de cura menores que cirurgia.

Recebi o diagnóstico de um carcinoma basocelular superficial em couro cabeludo, qual o melhor tratamento?

          Nos carcinomas basocelulares de couro cabeludo o melhor tratamento é a cirurgia. Na região de cabeça e pescoço não se recomenda uso de tratamentos com medicações tópicas. Da mesma forma, não se recomenda tratamento com curetagem e eletrocoagulação em áreas com muitos pelos ou áreas com cabelos. Assim sendo a melhor opção é a cirurgia. Dentre as modalidades de cirurgia a melhor opção é a cirurgia de Mohs, com taxas de cura superiores às demais.

Considerações finais

Carcinoma basocelular superficial é um tumor maligno de excelente prognóstico, sendo o subtipo menos agressivo do carcinoma basocelular. O tratamento deste tumor deve ser escolhido baseado no perfil de risco. Tumores de alto risco devem ser sempre tratados de forma cirúrgica. Já tumores de baixo  risco podem ser tratados de forma não cirúrgica, desde que acompanhados por um dermatologista experiente.

Referências

  1. Cameron MC, Lee E, Hibler BP, et al. Basal cell carcinoma: Epidemiology; pathophysiology; clinical and histological subtypes; and disease associations. J Am Acad Dermatol. 2019 Feb;80(2):303-317
  2. Deng M, Marsch AF, Petronic-Rosic V. Molecular Variations in Histologic Subtypes of Basal Cell Carcinoma. Skinmed. 2017 Aug 1;15(4):265-268.
  3. Roozeboom MH, Arits AH, Nelemans PJ, Kelleners-Smeets NW. Overall treatment success after treatment of primary superficial basal cell carcinoma: a systematic review and meta-analysis of randomized and nonrandomized trials. Br J Dermatol. 2012 Oct;167(4):733-56.

Carcinoma Basocelular superficial pigmentado

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815