Biópsia de pele

Câncer de Pele, Tratamentos

O que é Biópsia de pele

É um exame onde um pequeno fragmento de pele é removido e enviado para análise. Um médico patologista então analisa o fragmento removido para determinar o diagnóstico exato.

Como é feito o exame

A biópsia é feita sob anestesia local, no próprio consultório. É um procedimento simples e rápido. Existem várias maneiras de se obter material para análise. Uma forma comum de biopsia a pele é usar um instrumento chamado “punch” que remove uma amostra cilíndrica de pele. Após a retirada do material a ferida é fechada com 1 ou 2 pontos de sutura.

A- Lesão Suspeita. B-Biopsia de pele feita com ”punch”. C- sutura da ferida. D-Resultado final.

A biópsia pode ser feita também como uma pequena cirurgia. Normalmente o material removido é maior e são necessários mais pontos para fechar o local. Quando se suspeita de melanoma esta é a forma escolhida.

Na maioria das vezes, após a biópsia ajudar a estabelecer o diagnóstico correto, deve ser feito o tratamento definitivo.

Referências bibliográficas

  1. Elston DM, Stratman EJ, Miller SJ. Skin biopsy: Biopsy issues in specific diseases. J Am Acad Dermatol. 2016 Jan;74(1):1-16; quiz 17-8
  2. Harvey NT, Chan J, Wood BA. Skin biopsy in the diagnosis of neoplastic skin disease. Aust Fam Physician. 2017;46(5):289-294

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815